Candiba em Foco

terça-feira, 6 de abril de 2010

Saúde... é bom saber!

Digamos (apenas por hipótese) que são 18:15 e estás de regresso a casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil.
Estás realmente cansado e frustrado. Repentinamente, experimentas uma forte dor no peito, que se difunde até ao teu braço e, até mais acima, à mandíbula.
Estás a 8 km do hospital mais próximo de casa. Desafortunadamente, não sabes se conseguirás fazer essa distância e chegar lá, mesmo que tenhas sido treinado em RCP (ressucitação cardio pulmonar), provavelmente o instrutor do curso não te disse como aplicá-la a ti mesmo.

Como poderás sobreviver a um ataque do coração, quando te encontrares só?

Muitas pessoas encontram-se sozinhas, quando sofrem um ataque de coração. Sem ajuda, uma pessoa na qual o coração bata incorretamente e que comece a desmaiar, só tem 10 segundos, antes de perder a consciência.

Resposta:

Não entres em pânico, começa a tossir repetida e vigorosamente.
Deves respirar profundamente, antes de cada tosse. A tosse deve ser profunda e prolongada, como quando se produz um forte ataque de tosse, proveniente do diafragma. Cada inalação e cada tosse devem ser repetidas de dois em dois segundos, aproximadamente, e sem parar, até que se consiga uma ajuda, ou até que o coração esteja, de novo, a bater normalmente.
As inspirações profundas levam oxigênio aos pulmões e os movimentos de contração da tosse comprimem o coração e mantêm o sangue circulando. A pressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo cardíaco normal.
Desta maneira, as vítimas de um ataque de coração podem chegar ao hospital e sobreviver.

Fonte:
Artigo nº 240 - publicado na Revista General Hospital de Rochester. (em inglês)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial